RECURSO CHOA -PMGO/2019

QUESTÃO 34, PROVA 1

Solicita-se a troca de gabarito de letra A para letra C, desta questão por ser a resposta possível para o questionamento feito.

Pedia-se que se marcasse a resposta correta quanto ao que completassem corretamente a frase:

________________ seis minutos que se ______________ iniciado o Teste de Aptidão Física sem que se _____________ quais candidatos conseguiriam finalizá-lo.

As alternativas apresentadas para análise estão dispostas assim:

  1. Fazia, haviam, previsse;
  2. Faziam, haviam, prevesse;
  3. Fazia, havia, previsse;
  4. Fazia, haviam, prevessem.

A resposta preliminar dada pelo gabarito divulgado foi a de letra A, porém a correta, segundo as argumentações a seguir, é a de letra C, devendo ser alterado por bem do certame e de sua lisura.

A resposta correta tem de conter a sequência:

Fazia, havia, previsse.

Contudo, não é o que consta da alternativa A e, sim, da alternativa C, possível de ser marcada.

Justificativas e argumentação:

De acordo com o padrão culto da língua, o verbo ‘fazer’ não se flexiona ao estar sendo usado como impessoal, ficando na 3ª pessoa do singular, quando faz alusão ao tempo decorrido, conforme a frase dada:

_FAZIA__ seis minutos que se ______________ iniciado o Teste de Aptidão Física sem que se _____________ quais candidatos conseguiriam finalizá-lo.

De acordo com o padrão culto da língua portuguesa, o verbo ‘haver’ não se flexiona no plural quando for usado como impessoal. Isso ocorre quando o verbo ‘haver’ possui o significado de ‘existir’, ‘ocorrer’, ‘acontecer’ ou mesmo quando o verbo ‘haver’ for usado no sentido de tempo decorrido. Porém, nenhum dos casos acontece na frase dada. O verbo ‘haver’ possui sujeito normal e faz parte de uma locução verbal, em que ele é o verbo auxiliar do outro verbo, principal, ‘iniciar’. Sendo assim, a locução verbal possui sujeito e com ele deve concordar. O sujeito da frase é o Teste de Aptidão Física, sujeito paciente, na voz passiva, porque usou-se na frase o SE como pronome apassivador.

A frase dada fica:

__FAZIA__ seis minutos que se __HAVIA___ iniciado o Teste de Aptidão Física sem que se _____________ quais candidatos conseguiriam finalizá-lo.

Por fim, de acordo com o padrão culto da língua portuguesa, o verbo ‘prever’ deve concordar com seu sujeito na frase. Por estar na voz passiva a frase em que se insere o verbo ‘prever’, voz passiva sintética, com o uso do pronome apassivador SE, o sujeito dela é paciente e é a oração subordinada substantiva subjetiva “quais candidatos conseguiriam finalizá-lo.”, o verbo deve ficar no singular porque é verbo de um sujeito oracional, ficando, portanto, na forma ‘previsse’.

Sendo assim, fica a frase desta maneira constituída:

__FAZIA__ seis minutos que se __HAVIA___ iniciado o Teste de Aptidão Física sem que se __PREVISSE__ quais candidatos conseguiriam finalizá-lo.

Essas análises foram embasadas na gramática do renomado professor e escritor Evanildo Bechara em seu livro BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rido de Janeiro: Noiva Fronteira, 2010.

Sendo assim, pede-se a retificação de gabarito da questão, da letra A para a letra C como sendo a correta, conforme argumentos linguístico-gramaticais apresentados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X